sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Porque Aprendiz? Porque Poeta?

Provérbios 16.16
Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!


Ao encontrar a sabedoria dentro da palavra de Deus, senti-me surpreendido ao contempla-la, ao vê-la como esta, permanece longe daqueles que a buscam.( Ec 1.18)
Nesta jornada de busca, pelo qual todo homem se coloca a procura-la, seguindo o conselho do "Grande Rei de Israel"( Prov 4:7) encontrei muitos caminhos.
Descobri que o homem em suas diversas ciências enxerga Deus em diferentes perspectivas, isto é, as Cosmovisões são múltiplas.
Estas por sua vez são distribuídas em "Religiões", "filosofias", "psicologias" e "sociologias", porém o mais interessante são as diferenças dentro da própria Bíblia. Na Torá (Pentateuco, ou Livros da Lei) o mundo é descrito como regido por uma Lei que organiza a vida com muita especificidade. O cumprimento da lei estabelece uma nítida relação de causa e efeito na interação dos homens com a natureza
Mas, posteriormente o livro de Jó relata um universo em que bênçãos e maldições resultam de realidades inacessíveis aos humanos. Jó sofre, mas nem ele nem os seus pares têm qualquer noção da trama que acontece nas dimensões espirituais. E todas as especulações sobre o porquê do seu sofrimento estavam erradas. Em um período mais tardio da cultura judaica, o livro do Eclesiastes concebe o universo totalmente contingente. No Eclesiastes, a vida é uma aventura na qual existem tempos diametralmente opostos entre si: tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de guerra e tempo de paz, tempo de nascer e tempo de morrer. Neste livro alguns acontecimentos são fortuitos, desconectado de qualquer sentido ou propósito.
E nessas divergências que muitos colocam como um obstáculo para a compreensão da Vontade de Deus, descobre-se que diferentes paradigmas tentam entrar em harmonia, há uma busca do homem pela verdade desde os primeiros "teólogos", (poderíamos criar um significado novo para esse substantivo para àquele que busca compreender a vontade do pai, conhece-lo, estuda-lo).
Isto é mal? Ao meu ver não, Salomão passou sua existência conhecendo-o, Moisés ja na sua velhice descobriu que tinha ainda muito o que aprender, Paulo afirmara ser um miserável, estava ainda para obter as marcas de Cristo, e em seu Cárcere:
_Quando vieres, traze os livros, principalmente os pergaminhos.

Contudo o que aprende-se com essas cosmovisões;
1° O homem sempre esta a procura de Deus mesmo na Secularização do homem pós moderno.
2° Podemos aprender mais quando refletimos se ha alguma relação nesses paradigmas.
3° A visão do Teólogo é limitada, visto que é um homem.
4° O homem aprende quando pensa, quando busca, quando entra em contato com o outro.

Meu caro Irmão, sua busca não é vã, o Senhor quer lhe mostrar um universo imenso dentro das Escrituras, aprendi inumeros conceitos nessa busca desenfreada, e descobri por último que sou apenas um "Aprendiz" e você? Também é! E o Teólogo? Também !, E o filosófo? Também é! E o Pastor Conferencista? Também é! E o Pastor Presidente do Min "tal". Também é!
Então..........Todos somos aprendizes, o que diferenciará um homem para o outro são os enfoques que cada um se prende, ontem aprendi que todo discursso é Introspectivo!
Descobri ao lado de Jesus que sou um Aprendiz Eterno, aprendo com ele, lido com os problemas da Humanidade, antes de ser Teólogo, antes de Filósofo, antes de Poetas, somos Aprendizes.
O teólogo fala sobre Deus e o tem como objeto de Estudo( Théos = Deus, Logia = Logus = Palavra = estudo), o Filósofo Fala sobre Deus e pensa sobre Deus, sobre a Metafisica e sobre a ética, será Deus nossa criação? Sua filosofia carrega toda uma história, mas......
Antes de querer ser um estudioso como Teólogo, ou filósofo descobri com Deus que precisamos ser poetas também.

Por que Deus é poeta, porque gosta de comunicar-se com versos e metáforas. Sua linguagem, carregada de símbolos, é hermética, misteriosa, para o coração cru. Para entendê-lo, precisa-se de ouvidos espirituais, sensíveis ao êxtase transcendental. Quando Deus declama o universo baila. Os olhos de Deus procuram homens e mulheres que se disponham a encarnar seus sentimentos. Todo homem foi chamado mas só os poetas podem ouvi-lo. Porque seu compromisso é com a vida, com o amor, com as relações, Deus é o Criador dessas belezas, Javé levanta homens e mulheres que se indignam com a sordidez, mas apaixonados com o sublime, com o belo. Portanto, toda linguagem poética é profecia. Sua vocação sangra no texto, a expressão rítmica do coração de Deus vaza na tinta de sua pena. O poeta pressente o que deveria ser, mas não é; vê-se compelido a re-encantar os desanimados, a curar os desesperançados, a destilar beleza de mundos imaginários em terras áridas.
A matéria prima do poeta é a palavra. Como um artesão de cristais, o poeta maneja as palavras de maneira simples, mas com delicadeza mágica. Ele deseja mostrar que o cotidiano, com suas contradições perversas, poderia seguir outra estrada. O poeta se despeja no texto como óleo perfumado, faz-se lenho do fogo que aquece a história. Desejoso de trazer os extremos numa síntese que promova o bem, não esquece que o único absoluto é o amor, que o único bem é vida e que o único alvo é a valorização do instante.
Os Poetas rejeitam redomas, estufas, viveiros, gaiolas. Eles trocam os tapetes pelo chão batido. Solitários, só obedecem o compasso do próprio coração; indomáveis, revoltam-se com o ordinário; irrequietos, perturbam o normal e fazem concretizar em seus corações a poesia, a principal delas, a mais importante, a mais sublime, a mais bela....... A Palavra de Deus.
Que minhas orações sejam: Deus, transforme o meu coração em um coração poético.

Um comentário:

Luder disse...

Suas palavras me encantaram, Fico alegre ao encontrar homens como você, que não teme questionar paradigmas descabidos, e mais, não se conformar com a falta de poesia no mundo [e dentro das igrejas].
Ha alguns meses eu estava refletindo sobre as dificuldades, como diria meu conterrâneo: sobre as pedras no caminho... RS
E pensando, notei há tantas pessoas q se acham superes dentro dos templos, pessoas
Ranzinzas e desprovidas de amor aos ensinos de cristo,
e pensamento,disse ao papai do céu, que eu quero ser sempre uma criança[um aprendiz], um eterno dependente...
A cada dia me encanto com o maior de todos os poetas!

Abraços,
De um amigo e admirador:
Wesley, humilde poeta aprendiz