terça-feira, 26 de outubro de 2010

Instantes Finais

A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)

Começo com esta frase meu texto, por que é muito animador quando alguém desacredita de sua capacidade de aprendizado, é nestes "refugiados" dias de outubro vejo-me fatigado pelos últimos dias de uma saga.

Esta "odisseia" iniciara no momento que descobri que queria mais conhecimento cultural e social, conquistado uma oportunidade percorreria três anos em uma "singela faculdade", descobrindo e descobrindo-se, criando e sendo criado, transformando e sendo transformado, chega-se às voltas finais como um piloto que anseia a linha de chegada...finish my road....

E agora a sede pela Pós afligi-me e as opções nos tornam inseguros, pois na verdade nos instantes finais o "aluno-professor" descobre que nada sabe....

As palavras da mestra mata me, pois esta desagrada-nos com seus discursos alheios, sabe apenas que esta defende USP com unhas e dentes, e como mais uma da sociedade despreza o diploma conquistado com esforço e sangue..esbarrando em si mesma pois faz de si uma professora desta "singela universidade" ao assinar seu ponto e dirigir-se a nossa sala a nos ensinar....

Bem, se estes professores tão "inteligentes" formados na USP dirigem se as universidade "emergentes", pois sabe-se que estas lotam se destes "grandes" mestres, faltando brigar como um cão briga por um pedaço de carne....Torna então as "emergentes" em continuidade a USP, pois já se sabe que o aluno futuro mestre da USP tende a reproduzir o conteúdo ensinado...Por que então pregar que a USP é melhor?

É obvio que isto se dá pela mercantilização do ensino, a elite permanece na estadual e o pobre na particular, este paradigma que precisa ser quebrado está a nossa frente esperando por nós.

Se partimos da premissa que ao homem tudo é possivel aprender, e nós sabemos disto, por que seríamos incapaz de aprender? Mesmo no estímulo negativo da minha professora que absurdamente afirmara que não tínhamos capacidade perante nossa Pós, é certeza que alguns de nós consigamos...Pois na "humilde" luta da vida sempre ha vencedores, assim afirmara nosso Darwin.

Pois bem, como todo ser precisa motivar-se para alcançar algum objetivo, inspiro me nas palavras Negativas da minha amada Mestra que mostrara tão grande desdenho por nós, "meros Unibans", sou capaz de alcançar meus objetivos e com certeza lhe darei um belo abraço, não como aluninho, mas como colega de profissão, pois com certeza darei aula na universidade que hoje encontro-me como aluno.

E mais uma vez, o aluno superará seu Mestre, o tempo só é implacavel apenas para àqueles que param para observa-lo, comparo-o a Medusa, que lê que entenda.

Se somos homens, somos capazes...Deus nos deu o dom da inteligência...

Senhor conceda-nos força...

Carpem diem...

Nenhum comentário: