quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Um Coração Poético


Nessas noites de Domingo aleitoriamen te pego-me refletindo sobre a Superficialidade das mensagens pregadas em cima dos Púlpitos nas igrejas Evangélicas brasileiras. Apenas fazem-me lembrar as FOLHAS SECAS caídas e arrastadas pelo vento, pois nelas já não existem mais vida e por isso, diga-se de passagem, são Inúteis.
São....ou não....Semelhante aos tempos de Escuridão da idade média, sempre os chavões escravistas "entrelaçados" com a Religiosidade que apenas mata o Cristão arrancando-lhe sua Liberdade em Cristo Jesus. Bem sabia os Trovadores da Idade Média, receio que este fato não tenha mudado conforme alguns dizem!

A "Farsa" está dentro dos corações de alguns que se dizem "bons" e infelizmente estão camuflados no meio dos nossos Pastores, mas disto advertiu-nos o Apóstolo Pedro em sua Epistola(II PD 2.1-22)...esses querem apenas glória por suas "filosofias" ou "teologias"..e dizem-se "pregadores". Porém é licito dizer que ao nosso Prisma, podemos perceber que tanta Filosofia ou Teologia apenas Seca nosso Espírito pelo desejo na Palavra de Deus.

Este desejo parte do Coração Poético de Deus e sensibiliza nossos sentidos para que possamos ouvir o desejo do Maior Poeta de todos os tempos, é virtuoso o homem ansiar o conhecimento da Filosofia ou da Teologia. Porém antes de querer ser um estudioso como Teólogo, ou filósofo descobri com Deus que precisamos ser poetas também. Por que Deus é poeta, porque gosta de comunicar-se com versos e metáforas.

Sua linguagem, carregada de símbolos, é hermética, misteriosa, para o coração cru. Para entendê-lo, precisa-se de ouvidos espirituais, sensíveis ao êxtase transcendental. Quando Deus declama o universo baila. Os olhos de Deus procuram homens e mulheres que se disponham a encarnar seus sentimentos. Todo homem foi chamado mas só os poetas podem ouvi-lo. Porque seu compromisso é com a vida, com o amor, com as relações.

Deus é o Criador dessas belezas, Javé levanta homens e mulheres que se indignam com a sordidez, mas apaixonados com o sublime, com o belo. Portanto, toda linguagem poética é profecia. Sua vocação sangra no texto, a expressão rítmica do coração de Deus vaza na tinta de sua pena.

O poeta pressente o que deveria ser, mas não é; vê-se compelido a re-encantar os desanimados, a curar os desesperançados, a destilar beleza de mundos imaginários em terras áridas.A matéria prima do poeta é a palavra. Como um artesão de cristais, o poeta maneja as palavras de maneira simples, mas com delicadeza mágica. Ele deseja mostrar que o cotidiano, com suas contradições perversas, poderia seguir outra estrada.

O poeta se despeja no texto como óleo perfumado, faz-se lenho do fogo que aquece a história. Desejoso de trazer os extremos numa síntese que promova o bem, não esquece que o único absoluto é o amor, que o único bem é vida e que o único alvo é a valorização do instante. Os Poetas rejeitam redomas, estufas, viveiros, gaiolas. Eles trocam os tapetes pelo chão batido. Solitários, só obedecem o compasso do próprio coração; indomáveis, revoltam-se com o ordinário; irrequietos, perturbam o normal e fazem concretizar em seus corações a poesia, a principal delas, a mais importante, a mais sublime, a mais bela....... A Palavra de Deus.

Que minhas orações sejam: Deus, transforme o meu coração em um coração poético.

POR: Jackson Poeta Aprendiz

3 comentários:

rubenita disse...

muito bom lê-lo... qta verdade e reflexão num só post!!! meus parabéns!!!

um abraço carinhoso,

ruby

Jackson " Poeta Aprendiz" disse...

Muito obrigado, rubenita......abçs!!!

mscamp disse...

Jesus foi um mestre talentoso, um grande líder, usava muita simbologia em suas palavras, fazia uso de uma linguagem figurada em suas pregações - ilustrava a verdade, o caráter e o Reino de Deus utilizando parábolas, e para isso é preciso muita sensibilidade, ser poeta realmente... Há muitos exemplos a serem seguidos da pessoa de Jesus. (Em tempo: Falsos profetas sempre existiram e vão existir, mas o importante é que esteja com os olhos focados no “Senhor dos senhores”) Belo texto Jackson... Abraços. Marli.