terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cadê as Ações Sociais?

"De um certo ponto adiante não há mais retorno. Esse é o ponto que deve ser alcançado." Franz Kafka

ÓH, onde estará o homem sem Deus? cercado pelos medos e pelas angústias: confuso de si mesmo, este olha no Espelho e não enxerga a si mesmo, Vê se transformado pela sociedade e pelas intituições em um ser aparentemente social?
Será este um ser, a metarmofose de si em si mesmo que não faz sentido.Criado para mentir, enganar, ser escrevo de suas ambições? É uma metamorfose em que se perde tudo o que tinha, e o que "é". E agora o que é?. Não compreendo e tenho medo de compreender, o material do mundo me assusta, com seus planetas e baratas.
Em minha experiências espirituais a qual pedi a Deus, conheci mais uma obra da humanidade escrita por Kafka, "a Metamorfose", conheci o quanto as relações sociais são frágeis, quanto a vida humana é desvalorizada, quanto o poder capitalista ainda na quela época pouco instaurado já destroia pessoas, o quanto as pessoas são egoistas e mesquinhas, Porém aprendi que o evangelho é algo que pode superar estes obstáculos, a natureza humana é de todo má, e egoísta, porém o Reino dos céus ensina-nos que que os humildes herdarão os céus, mas, como dizer tais palavras àqueles que sofrem o processo da metamorfose desde seu nascimento, veêm-se transformados em Vermes no Sul do Sudão ou na Africa do Sul, ou nos lixões de São Paulo?

Homens e mulheres que percebem-se como vermes, os vermes não se percebem e os urubus pelo menos têm asas para voarem para longe quando quiserem, mas, os homens, para onde irão? Se não tem Asas? O processo de Gregor Samsa é de todos que perderam suas identidades, hoje as mensagens pregadas nos púlpitos enojam-me quando são homocentricas, poderia criar um neologismo agora, Crentocentricas, mas o "deus" dos Crentes não se compadece destes que padecem, que se olham ao espelho e não mais enxergam um homem e sim um animal?
As igrejas estão Elitizadas, é moda ser Crente, só se enxerga os Grandes e belos Carros nas portas dos templos. "Vamos construir mais um Belo Templo?", quem nunca ouviu essa frase? Mas isso é porque somos "chamados"...Dizem: Esses não Querem Deus e nem Cristo, mas que pré-julgamento. Porque esse fato entrou nas igrejas evangélicas que se transformaram no centro religiosos da época? Quando olho a miséria bater na porta da massa, pergunto-me se o templo de Deus não poderia ser este ser-humano que come lixo nas beiras da neblina que cai em São paulo. Quem é este ser que diz ser Crente e prega o seu evangelho hô Senhor, mas Enraigado no Egoísmo que o Cega? Disse o Teu Servo, o Apostolo Judas 1.11-1: Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.

Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;,

Seres que se prendem em seu mundo próprio e se conformamm com a impiedade deste mundo mas onde estarão quando se lembrarem que o Templo de Deus não é feito por mãos humanas, Que belos templos são erguidos em todo o mundo, porém tudo se acabará, e deste ponto não poderemos retornar, pois Diante do Tribunal, quanto conhecimento se tem? quanto dinheiro se tem, quantos bens se tem? Nada fará mais sentido, estará sim a ajoelhar-se e aceitar o julgamento. O "impérialismo" se forma na mente do Cristão conteporãneo que nada mais o importa desde que vá ao culto de Domingo.

Desde que pule e louve a Deus, não critico tais atitudes, porém incomada-me que tantos não conheçam um hospital do Cancêr, é tão próximo! Somos "metamorfoses" dentro das igrejas? Selecionamos Versiculos belos e lindos? Mas onde estará o Cristão que lê as palavras de Mateus? Mat 25.35-40 Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes,
Quanta religiosidade tem nos cegado e nos impedido a meditar sobre as Escrituras, aquele homem tão Crente, mas não sabia quem era o seu próximo, achas que alcançar a Deus resume-se em frequentar à igreja.? Engana-se. Senhor, da-me um coração amante pela tua palavra e ensina-me a amar emu próximo!

Nenhum comentário: