quarta-feira, 22 de abril de 2009

Por que Poeta?! Porque Aprendiz?!


Texto Escrito em 31/01/2008, olhar para trás.... o que escrevi faz enxergar-me o como sou ainda Aprendiz.......


Provérbios 16.16 "Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!"

Ao encontrar a sabedoria dentro da palavra de Deus, senti-me surpreendido ao contempla-la, ao vê-la como esta, permanece longe daqueles que a buscam.( Ec 1.18). Nesta jornada de busca, pelo qual todo homem se coloca a procura-la, seguindo o conselho do "Grande Rei de Israel"( Prov 4:7) encontrei muitos caminhos.

Descobri que o homem em suas diversas ciências enxerga Deus em diferentes perspectivas, isto é, as Cosmovisões são múltiplas.Estas por sua vez são distribuídas em "Religiões", "filosofias", "psicologias" e "sociologias", porém o mais interessante são as diferenças dentro da própria Bíblia. Na Torá (Pentateuco, ou Livros da Lei) o mundo é descrito como regido por uma Lei que organiza a vida com muita especificidade. O cumprimento da lei estabelece uma nítida relação de causa e efeito na interação dos homens com a naturezaMas, posteriormente o livro de Jó relata um universo em que bênçãos e maldições resultam de realidades inacessíveis aos humanos.

Jó sofre, mas nem ele nem os seus pares têm qualquer noção da trama que acontece nas dimensões espirituais. E todas as especulações sobre o porquê do seu sofrimento estavam erradas. Em um período mais tardio da cultura judaica, o livro do Eclesiastes concebe o universo totalmente contingente. No Eclesiastes, a vida é uma aventura na qual existem tempos diametralmente opostos entre si: tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de guerra e tempo de paz, tempo de nascer e tempo de morrer. Neste livro alguns acontecimentos são fortuitos, desconectado de qualquer sentido ou propósito.

E nessas divergências que muitos colocam como um obstáculo para a compreensão da Vontade de Deus, descobre-se que diferentes paradigmas tentam entrar em harmonia, há uma busca do homem pela verdade desde os primeiros "teólogos", (poderíamos criar um significado novo para esse substantivo para àquele que busca compreender a vontade do pai, conhece-lo, estuda-lo).Isto é mal? Ao meu ver não, Salomão passou sua existência conhecendo-o, Moisés ja na sua velhice descobriu que tinha ainda muito o que aprender, Paulo afirmara ser um miserável, estava ainda para obter as marcas de Cristo, e em seu Cárcere:_Quando vieres, traze os livros, principalmente os pergaminhos.

Contudo o que aprende-se com essas cosmovisões;1° O homem sempre esta a procura de Deus mesmo na Secularização do homem pós moderno.2° Podemos aprender mais quando refletimos se ha alguma relação nesses paradigmas.3° A visão do Teólogo é limitada, visto que é um homem.4° O homem aprende quando pensa, quando busca, quando entra em contato com o outro.Meu caro Irmão, sua busca não é vã, o Senhor quer lhe mostrar um universo imenso dentro das Escrituras, aprendi inumeros conceitos nessa busca desenfreada, e descobri por último que sou apenas um "Aprendiz" e você? Também é! E o Teólogo? Também !, E o filosófo? Também é! E o Pastor Conferencista? Também é! E o Pastor Presidente do Min "tal". Também é!Então..........Todos somos aprendizes, o que diferenciará um homem para o outro são os enfoques que cada um se prende, ontem aprendi que todo discursso é Introspectivo!Descobri ao lado de Jesus que sou um Aprendiz Eterno, aprendo com ele, lido com os problemas da Humanidade, antes de ser Teólogo, antes de Filósofo, antes de Poetas, somos Aprendizes.O teólogo fala sobre Deus e o tem como objeto de Estudo( Théos = Deus, Logia = Logus = Palavra = estudo), o Filósofo Fala sobre Deus e pensa sobre Deus, sobre a Metafisica e sobre a ética, será Deus nossa criação? Sua filosofia carrega toda uma história, mas......

POR: Jackson Poeta Aprendiz

Nenhum comentário: