quarta-feira, 18 de março de 2009

Reflexões sobre uma Noite de Doutrina? Porque Doutrina?


Refiro-me a um Abençoadissimo Culto de Domingo, dia de adoração e louvor a Deus, que paradoxalmente enxerguei a religiosidade tomando conta do Homem, parei a refletir tão quanto é, e até onde vai os límites entre a igreja como Casa de Oração e como Instituição social.
Olha-se ao Redor e na parte Inferior do Templo, contempla-se pessoas pouco familiarizadas com as Escrituras e paradoxalmente na parte Superior pessoas Completamente familiarizadas com as Escrituras, o convite é aberto pelo Pastor: "Venha ao Púlpito Preleitor".

Começa então todo um jogo sociológico e psicológico. O primeiro aspecto, o sociológico advém com a palavra tão conhecidas entre nós(Evangélicos brasileiros): DOUTRINA "Conjunto de Ensinamentos". Compreende-se que se deva ter tal fundamento, que seja necessária, porém como é encarada este assunto atualmente é angustiante, dissera o preleitor que aquele domingo era o dia da doutrina.

A tradição como sempre, desde os tempos Platónicos, sempre fora louvada e aclamada, e as inovações sempre encaradas com receios, medos e aversões, aquele preleitor fez-se "defensor da verdade" àquele que fora escolhido por Deus para naquele dia falar sobre as inovações, ora, afinal de contas ele iria doutrinar à Igreja, quebrar as inovações.

Fala-se sobre todo tipo de costumes contemporâneos, todos os tipos de castigos e consequências. E se você está em uma situação desagradável seja qual for, é devido sua desobidiência. Você sabe do que estou falando, contudo coloquei-me a Refletir, senti como àquele "irmão" preso à Caverna que descobre um universo diferente e volta para informar aos outros, porém aquele grupo o rejeitou, pois trazia consigo algo inovador. Qualquer instituição social procura excluir seus integrantes quando esses quebram as suas tradições, Inconscientemente o preleitor deixa-se levar pela sua religiosidade.

Absurdo!!?? Porque?? Palavras de um aprendiz parecem em vão, mas as palavras de Jesus têm seu real valor. Perguntei-me: Onde está o Evangelho nisso tudo? Tantas pessoas que desconhecem o evangelho nesta noite e o "Preleitor-Pregador" contenta-se com doutrinas que não passam de um mecanismo sociológico de defesa institucional contra inovações, voltei me aos jovens a qual faço parte e senti-me envergonhado quando o preleitor apontou seu dedo a uns dos jovens e o tiranizou, pelo fato de usar óculos escuros e sua maneira de cumprimentar seus Irmãos, "E aí Truta".

Os mais tradicionais dizem: Deus seja louvado. Os Reflexivos, Deus tenha piedade dos jovens, Isso é Evangelho? Conjunto de doutrinas e diversificações de ministérios, ideias, líderes? Isso é instituição social, é apenas mais um grupo que mensalmente DOA Valores para manter sua manutenção e permanecer socialmente para seu grupo. Evangelho é simplesmente o "amor" incondicional a Deus e ao Homem, seu semelhante.

Os valores desde Moisés invertem-se, e a Religiosidade tem sido algo tenebroso ao homem pois transforma a INSTITUIÇÃO mais importante que o PRÓXIMO! Senhor, conceda-me a verdadeira razão do Evangelho...

Nenhum comentário: