
A Genes participa na Fé?
Perguntas sondam o homem aprendiz de si mesmo, e até o Pastor mais Fervoroso que você conhece.
Deparei-me com a pergunta de um aprendiz,
"Deus o condenaria se Tivesse dúvidas"O mais Tradicional se apoiaria nos versiculos mais "pesados" e "diretos", Sem fé é impossivel agradar a Deus, ora, quem poderia discutir tal fato. Mas a pequena palavra de poucas letras sondam na vida de todos, ou, alguns longe "dela" fixam-se nas igrejas apenas por Religiosidade? Eis mais uma dúvida. A dúvida persegue o Homem mais religioso e espiritual que existir, até porque acredita-se que essas palavras não são sinônimos. A esfera religiosa não permite o menor índice de Dúvida, (creia cegamente), porém em contrapartida, digo que a dúvida é natural, Poderíamos citar homens que tiveram dúvidas, e esses foram grandes homens na cronologia Bíblica.
A dúvida precede a fé, e até mesmo é um requisito para se ter fé, o homem "neutro" nunca possuirá fé, pois ele não crê e nem descrê. Apenas Neutro, aceita todas as Crenças" é um poliglota religioso!
Mas o grande duvidoso, é um inteligente, não aceita qualquer afirmação, ele vai atrás, procura as fontes, é um revolucionário, não é um conformista, não vai pelo senso-comum, e por último, por incrivel que pareça é aquele que terá mais fé.
Não acredito na fé Inocente, a fé é inteligente, sei que muita coisa se diz sobre A Fé, Homens levanta-se e caem devido a Fé, Teólogos de toda a parte dizem sobre ela, e os filósofos, discutem se essencial!
Porém O que Deus criou? Um homem extremamente inteligente, capaz de evoluir tecnologicamente e culturalmente, não creio que a Fé seja o oposto à inteligência, eles devem andar interligados, hoje diferente dos tempos do apostolo Paulo que vivera dias de Anti-Cristianismo, vivemos dias de Pós-Cristianismo.
No Brasil estima-se que os evangélicos crescem cerca de 80% , e temos cada vez mais nos programas Brasileiros uma gama de Evangélicos, vivemos entre eles, e somos diferentes dos nossos antecessores de duas décadas atrás e de dois séculos atrás.
O que estou dizendo? Em meio a tantas 'linhas" evangélicas a fé torna-se inconstante, porque é mais fácil ter apenas um apostolo Paulo dizendo nossas
doutrinas e nossos
Credos, em contraste com os tempos Contemporaneos, que temos muitos "apostolos" que dizem o que seguir e o que fazer, suas idéias são fanáticas, percursivas, utópicas, regionais, tendenciosas e acima de tudo Religiosas, nada Cristãs.
Não quero me limitar apenas ao Brasil, mas ao
mundo inteiro, quantas linhas e Ramificações Evangélicas e Teológicas se têm hoje?
Hoje a fé precisa ser inteligente e Sã, o Apostolo disse para que sejamos Sóbrios e sãos( I TIM 3.2), isso não faz parte da inteligência?
A dúvida hoje em nossa era e em nossos tempos é valorizado pelo mundo capitalista e globalizado, ela também foi algo importantissimo para que nos evoluissimos como seres culturais, ela foi criada por Deus pela inteligência, porém é usada pelo MAL, para colocar o Homem Sábio contra Deus, mas Falara Salomão e Jó, "o principio da sabedoria é o Temor a Deus". Disse ao jovem, sua dúvida é normal, a duvida é normal do homem, ela anda lado a lado com a fé, pois ambas andam e dependem de si mesmos, mas o que o pregador irá dizer? O que diz a bíblia, claro e é tão bom, porém não se pode condenar um homem, devido suas dúvidas.
Pois se Enxerga na Dúvida uma oportunidade de se buscar a fé, como o cientista que na dúvida busca o conhecimento da origem do fenõmeno natural, e hoje essa explicação é aceita pelos Homens Cristãos. Foi na dúvida de Pedro ao andar pelas águas que conhecera o verdadeiro poder do Filho de Deus, Jesus, e quando ele quer operar não existe dúvida que o impeça, pois para ele nada é impossivel. Lembre-se que Zacarias duvidou e ficou mudo, José, 'pai" de Jesus também, mas não impediu de Jesus vir ao mundo e nem João Batista. É nesses momentos que ela torna-se um portão para a Fé chegar, hoje os jovens são duvidosos, amanhã eles tocarão os Céus com suas fé, Deus Criara o SER com essas ambivalências, dúvida e Fé, porque?
Há utilidades em ambas e nenhum sentimento humano é vão, pois nos diferencia dos seres Irracionais, indiferentes, apenas passivos.
Todo homem passa por esse ciclo, Dúvida e fé, alto e baixo, existe o Relevo Espiritual na vida de qualquer Cristão, examine sua Bíblia Leitor duvidoso, e sua dúvida quanto ao que eu falo, deixa-me feliz e não quero ser dono da Razão, pois quem o é? Porém, ao meu Prisma, o que fará a diferença entre os Cristãos?
É a maneira como lidam com suas Dúvidas e seus medos. Na dependência a Deus e no arrempedimento que o tornará mais sensivel ao olhar de Deus que o tornará um vencedor até a vinda de Cristo Jesus. Todos os vencedores Bíblicos duvidaram, mas tiveram êxito na maneira como lidaram com suas dúvidas.
Siga firme com suas dúvidas, faça propósitos com Deus, queira conhece-lo, toca-lo, mais que tudo que o Senhor transformará suas mais firmes dúvidas na fé mais sólida que a Rocha. Hó Senhor ensina-nos a lidar com nossas dúvidas, e torna-nos mais sensiveis com as suas Escrituras!
POR:
Jackson Poeta Aprendiz